9 Suplementos para Corredores terem mais resistência

Quais suplementos para corredores ajudam nas atividades físicas? Quando a relação é com suplementos, o corredor precisa ter a informação correta para uma melhor qualidade do exercício. Saiba como a suplementação pode auxiliar o desempenho do atleta Continue lendo

Suplementos para Corredores

Existem vários suplementos para corredores no mercado.

Tem suplementos para diversas finalidades, desde os que otimizam o preparo pré e pós-treino até aos que auxiliam no desempenho durante o percurso, melhorando a performance do atleta como um todo.

A corrida, por exemplo, vem alcançando muitos adeptos por aqui e a cada dia nos deparamos com novos corredores em praças e parques.

Ainda assim, quem pensa que para praticar a modalidade é necessário apenas um calçado apropriado, precisa de mais informações, entre as quais ressaltamos a importância de uma alimentação saudável.

Saber a hora certa de fazer uso de suplementação pode fazer a diferença no desempenho do esportista. Mas o que é suplemento? Qual o melhor suplemento alimentar? Qual os suplementos indicados para quem corre? Quando um corredor deve fazer uso de uma suplementação?

Suplementos para Corredores

Primeiro precisamos deixar claro que suplementação esta relacionado a fornecer algo que esta faltando no seu organismo.

O atleta corredor, para ter um bom desempenho durante os treinos e provas, evitar a queda de imunidade, além de ter a recuperação muscular, precisa investir em alguns suplementos nutricionais.

+ O que comer antes de um treino de corrida ou prova

Quando o corredor deve usar suplementos?

Quem pratica atividades físicas normalmente consegue suprir as necessidades nutricionais apenas por meio de uma alimentação saudável e equilibrada.

a alimentação e suplementação do atleta devem ser orientadas por um médico, já que a escolha equivocada do suplemento pode acarretar complicações como insuficiência renal, dependência, alterações cardíacas e disfunções metabólicas.

Na corrida, ainda que a atividade exija muita energia e esforço muscular, a suplementação geralmente só é necessária para corredores que realizam treinos com mais de uma hora de duração ou provas como meia-maratona e maratona.

O objetivo da suplementação é apenas maximizar os efeitos da alimentação, diminuindo o risco de danos que podem surgir com a prática.

Suplementação para corredores

Veja os 9 suplementos para corredores de rua

  1. Palatinose
  2. D-ribose
  3. Maltodextrina
  4. BCAA
  5. Cafeina
  6. L-Glutamina
  7. Whey Protein
  8. Ómega 3
  9. Creatina

Palatinose

Antes do treino a Palatinose (Isomaltulose) auxilia no aumento do desempenho!

Isso porque é um carboidrato que age retardando a sensação de fadiga já que fornece energia de forma contínua e duradoura, além de poupar o glicogênio muscular no treino.

Como resultados dos seus benefícios, pode-se falar que a Palatinose é a nova sensação entre os suplementos para corredores.

D-ribose

Carboidrato complexo que atua na regulação do fornecimento de energia de forma gradual e lenta.

Ele faz com que haja o nivelamento dos níveis de energia, fazendo com que o desempenho físico seja melhor.

A Ribose é um açúcar orgânico que sintetizamos naturalmente a partir da glicose.

Porém, a quantidade que produzimos não é suficiente durante a prática de atividade física.

Assim, sua forma sintética também pode ser utilizada antes do treino.

Sobretudo a quantidade ingerida depende de características fisiológicas do corredor.

Maltodextrina

Suplemento que fornece energia e evita a fadiga muscular.

Carboidrato complexo derivado do amido de milho que contém polímeros de dextrose.

Como resultado esse suplemento fornece energia de forma gradativa e lenta ao organismo, evitando o cansaço muscular.

Por isso é super indicado o uso da Maltodextrina para corredores que querem otimizar o tempo de recuperação muscular entre os treinos.

Sugestão de Uso: É recomendado ingeri-lo de 15 a 20 minutos antes do treino. A quantidade depende da massa corporal do indivíduo.

BCAA

Aminoácidos de cadeia ramificada. São formados por três aminoácidos que não são produzidos pelo o organismo: L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina.

Em atividades de longa duração, o BCAA ajuda a evitar o catabolismo e pode apresentar efeito benéfico no controle da fadiga central, uma vez que o consumo do suplemento aumenta a quantidade de aminoácidos que competem com o triptofano.

Como resultado nas melhorias que causa no corpo o BCAA é um ótimo suplemento para corridas longas. Eles são responsáveis pela regeneração das fibras musculares que são rompidas durante a atividade física. O uso do BCAA minimiza a perda de massa magra ao longo da corrida.

Consequentemente, há a diminuição da serotonina, que está envolvida na modulação da fadiga central. Além disso, o suplemento auxilia na melhora da imunidade.

Como resultado da prática de atividade física intensa e prolongada está relacionada com uma queda temporária do sistema imunológico devido à diminuição dos aminoácidos, que afeta o número de células que atuam na defesa do organismo.

Cafeína

A cafeína não é apenas uma boa maneira de ficar acordado.

Com o uso adequado deste suplemento, pode ajuda a dar uma maior resistência e velocidade.

Portanto estes 2 fatores são essenciais para um corredor, além disso é um excelente aliado para acelerar o metabolismo do corredor e ajudar na perda de peso.

L-Glutamina

Além de contribuir com a imunidade, também previne contra o catabolismo. Ela é apresentada na forma isolada, de fácil consumo e com sabor neutro.

Especialmente indicada para atletas com grande desgaste físico.

Sugestão de Uso: Consumir 5g de Glutamina com 200ml de água gelada logo após o treino.

Whey Protein

Composto por proteínas originadas do soro do leite. Promove a retenção de nitrogênio (favorece o crescimento muscular).

Como resultado age para a redução dos sintomas do overtraining, fortalece o sistema imunológico e também possui ação antioxidante

Portanto é indicado o uso do Whey Protein para corredores e todos os outros atletas que levam o corpo ao limite.

Sugestão de Uso: deve ser consumido até 30 minutos após o treino.

Ómega 3

  • Ácidos gordos essenciais
  • Componentes do sistema nervoso
  • Melhoram a sensibilidade aos hidratos de carbono
  • Anti-inflamatórios (articulações, músculos)

Embora nosso corpo seja capaz de sintetizar quase todos os tipos de gordura de que necessitamos, alguns deles não podem ser produzidos pelo organismo e devem ser obtidos através da alimentação – daí a denominação de “essenciais”.

Portanto acredita-se que o ômega 3 pode ainda ajudar a reduzir inflamações associadas ao sobrepeso, reduzir as taxas de glicose sanguínea e melhorar quadros de artrite reumatoide e depressão.

Creatina

A Cretina pode ser aproveitada em determinadas fases do treinamento de endurance.

A maioria dos corredores treina em ciclos, alternando volume e intensidade.

Para turbinar a performance, o indicado é utilizar o suplemento em fases que predominam atividades de alta intensas, os populares tiros.

Sobretudo, mesmo em posse de todas essas informações, não podemos esquecer que a orientação de um profissional da nutrição é indispensável para iniciar o consumo de suplementação, só assim você evitará problemas de saúde e efeitos colaterais indesejados.

Se deseja saber mais sobre o papel do Nutricionista, recomendamos co link: https://www.endocrino.org.br/plano-alimentar-o-papel-do-nutricionista/

1ª Dica Bônus: O que não pode ser feito antes da competição

Portanto deve ser evitado consumir carboidrato de 10 minutos antes da prova, pois o corredor acaba tendo uma grande quantidade de glicose no sangue, dando um efeito negativo.

O organismo libera insulina em grande quantidade para equilibrar essa glicose, porém, quando o pâncreas secreta essa insulina, o nível de glicose fica abaixo do normal e o atleta acaba sofrendo hipoglicemia”, revela o especialista.

2ª Dica Bônus: Confira o Manual dos Suplementos

Neste artigo tentamos reunir o básico que todo corredor iniciante deve saber sobre suplementação, agora se você deseja ler mais sobre o mundo dos suplementos e saber o que tomar para ter mais energia ou para conseguir realizar corridas de resistência, indicamos que consuma o material que serviu de guia.

Confira o Manual dos suplementos, ebook criado pelo Atleta Caio Bottura. Este é provavelmente o material mais completo sobre suplementos, rico em fontes cientificas. Ao adquirir este ebook você terá condições de montar um plano de suplementação para sua dieta e o mais importante, você vai parar de gastar dinheiro com suplementos que não trazem resultado.

No material com mais de 100 paginas, você aprenderá sobre:

  • A importância das proteínas na composição corporal;
  • Como a suplementação de aminoácidos funciona;
  • Qual a atuação dos estimulantes e termogênicos;
  • Como as gorduras essências (ômega-3) protegem sua saúde;
  • Como os multivitamínicos agem no seu corpo;
  • Qual a função dos suplementos de carboidratos;

Realmente o conteúdo do ebook é muito rico e passado de uma forma simples. Então se quiser aprender a suplementar sua dieta como um profissional, reforçamos a recomendação do ebook Manual dos Suplementos.