Manual de Boas Maneiras na Corrida de Rua

Com um pouco de bom senso, é fácil ser um corredor nota 10. Por isso, não se deixe influenciar pelas “peças raras” que você encontrar nas corridas. Que o exemplo de cidadania comece com você! Continue lendo

Boas Maneiras na Corrida de Rua

Se você já correu em competições sabe o quanto essa atividade, que deveria ser tranquila e prazerosa, pode se tornar uma grande chateação.

O problema é que algumas pessoas ignoram regras básicas de convivência. Por isso, infelizmente, quase todos nós já tivemos experiências que nos fizeram pensar: “não acredito que essa pessoa fez isso!”.

Seguir regras de etiqueta na corrida é simplesmente necessário. Não só para demonstrar educação, mas também porque é seguro para os outros competidores.

Então, vamos dar o exemplo e seguir algumas regrinhas básicas!

 

Não seja “pipoca”

Nada de correr em eventos para os quais não está inscrito.

pipoca-não-_-Boas-Maneiras-na-Corrida-de-RuaAs provas são projetadas para garantir qualidade a um número determinado de inscritos, desde a quantidade de copos de água até a estrutura do percurso.

Seja consciente, da mesma maneira que você não gostaria de ser privado dos benefícios pagos na inscrição, não faça o mesmo com as pessoas que realmente pagaram.

 

Educação começa na inscrição

Preencha a ficha de inscrição o mais corretamente possível, em caso de acidente a organização poderá achar os seus dados com mais agilidade.

Também preencha com atenção a sua categoria, para não comprometer a premiação e atrasar a organização do evento.

 

Não terceirizar o chip

Desistiu de correr no evento para o qual se inscreveu? Não dê o chip de controle para outros: a decisão pode ser interpretada como má-fé porque altera o resultado final.

Um atleta mais jovem, que corre com a identificação de um mais velho, registrará um desempenho melhor que o normal para a categoria na qual está inscrito.

Até corrigir as distorções, a organização da prova atrasa o resultado final. Para não perder o dinheiro pago na inscrição, avise os responsáveis pela prova e eles regularizarão a participação do substituto.

chegar-cedo-na-prova-_-Boas-Maneiras-na-Corrida-de-Rua

Chegue cedo na prova

Quanto mais cedo você chegar, melhor para corredores e organizadores. Assim, nas provas que o kit é distribuído apenas no dia, você terá tempo para se preparar, guardar o kit e amarrar tranquilamente o chip no tênis.

Além de se posicionar no melhor local na largada, de acordo com seu ritmo de corrida. Atenção: não se alinhe muito à frente se você não é um corredor rápido!

 

Largue de acordo com seu pace

É iniciante em competições? Então não largue junto aos corredores de elite. Você pode ser atropelado e/ou causar problema para os outros participantes.

Procure um lugar condizente com o seu ritmo de prova. Alguns eventos criam áreas na concentração conforme o pace (relação entre a distância percorrida e o tempo) de cada atleta.

Não sabe qual é o seu pace? Faça o cálculo aqui.

 

Não forme paredões

Se for correr em grupo, não forme paredões. Eles acontecem quando um grupo de amigos corre junto e passa a prova toda lado a lado.

Se o grupo for grande e o intuito for recreação, o melhor é que o ele fique no final da prova ou que corra em fila indiana, não atrapalhando os demais participantes.

leve-seu-pete-_-Boas-Maneiras-na-Corrida-de-Rua

Leve seu pet na guia

Algumas corridas permitem a presença dos nossos bichinhos de estimação. Então, se você levar seu pet, certifique-se que ele está seguro e sob o seu controle.

Os outros corredores não conhecem o seu bichinho e não sabem como ele se comporta junto de outras pessoas.

Saiba mais sobre o que você precisa para correr com seu cão clicando aqui.

 

Não jogue lixo no chão

Essa nem deveria ser uma regra apenas para corridas, mas uma regra para a vida, né?

Não atire seu copo, garrafa ou lata pelo trajeto. Tente jogá-lo em um lixo ou na lateral da pista, próximo ao meio-fio. Sempre atentando-se às pessoas que correm ao seu lado.

Dessa forma, você evita que outros competidores sejam atingidos ou corram o risco de escorregar no lixo.

 

sem-cusparada-_-Boas-Maneiras-na-Corrida-de-RuaSem cusparada

Quem corre sabe o risco que há nos postos de hidratação. Como não faz bem ingerir grandes goles de água, é comum beber um pouco e cuspir o resto.

Mas é muito desagradável ser acertado pelo jato (sim, acontece!). Então, olhe para trás e tenha certeza de que não há ninguém lhe ultrapassando nessa hora.

A regra também vale para limpar o nariz. Como corredor irá ter a necessidade de desobstruir o nariz com alguma frequência enquanto corre, o ideal é tentar fazê-lo quando passa por locais com menos pessoas.

 

Estátua durante a corrida, não!

Não pare de repente no meio da corrida.

Se você for parar para amarrar os tênis ou começar a caminhar para beber água, vá para o lado da pista e não atrapalhe quem está correndo.

Olhe para trás para se certificar que não tem ninguém para lhe atropelar involuntariamente.

chegada-_-Boas-Maneiras-na-Corrida-de-Rua

Tome cuidado na chegada

Ao terminar a corrida, reduza sua velocidade lentamente, mas procure não obstruir a chegada.

Ao completar a prova, cuidado para não atrapalhar o momento dos outros competidores ou até mesmo estragar a foto da chegada que muitos gostam de ter registrada.

 

(Outras) Dicas rápidas:

  • Fique atento ao horário da largada;
  • Não pule a grade no espaço da largada;
  • Sinalize com as mãos uma mudança de direção;
  • Preste atenção aos movimentos para não acertar ninguém;
  • Não corra de mãos dadas com seu parceiro(a);
  • Procure tomar banho antes e após qualquer treinamento ou prova;
  • Use o banheiro de maneira higiênica, outros poderão utilizá-lo;
  • Não use roupas e acessórios que façam barulho, nem deixe objetos soltos, incomodando os outros competidores.

Viu? Com um pouco de bom senso, é fácil ser um corredor nota 10.

Por isso, não se deixe influenciar pelas “peças raras” que você encontrar nas corridas. Que o exemplo de cidadania comece com você!

gandi-_-Boas-Maneiras-na-Corrida-de-Rua

Gentileza gera gentileza. Compartilhe essa ideia!