Existe uma situação quase certa para quem treina no verão: o corredor será surpreendido com uma boa chuva em alguns dias de treino.
Se tomar os devidos cuidados, é possível correr na chuva sem grandes problemas. E o melhor: o banho d’água geralmente torna o exercício muito desafiador e prazeroso.
Você sabia que correr na chuva é bom para você?
Já foi vítima da esteira em dias de chuva? Se assim for, você não está sozinho. Embora muitas vezes seja difícil dar o primeiro passo em condições meteorológicas menos que perfeitas, desde que você não esteja enfrentando uma perigosa tempestade ou tornado, correr em condições adversas pode ser bastante gratificante e até benéfico. Aqui estão cinco razões para mergulhar nas poças em um dia de chuva:
Correr na chuva pode ajudá-lo a correr mais rápido. Você sabia que quando a temperatura é apenas alguns graus mais quente, seu desempenho pode sofrer?
Isso ocorre porque sua temperatura corporal aumenta à medida que você corre. Quanto mais quente, mais você precisa suar para se refrescar. Jogue umidade na mistura e você terá um desafio ainda maior de resfriamento. No entanto, quando o céu se abre, a chuva atua como um condicionador de ar natural para manter a temperatura do corpo baixa, para que você possa manter o esforço.
Correr na chuva o ajudará a lidar com as adversidades.
Embora possa parecer ideal correr em um belo dia de sol, desafiar-se a correr em condições adversas como a chuva ajuda a liberar fatores que você não pode controlar. Isso ajudará você não apenas a concluir com êxito os treinos e a alcançar seus objetivos nas corridas, mas também a lidar com as adversidades no resto da vida. Afinal, a vida diária raramente é um dia perfeito e sem nuvens. (Nota de segurança: Evite correr em condições perigosas, como trovoadas ou granizo.)
Correr na chuva ajuda a aliviar o estresse.
A água está limpando e o som da chuva está relaxando … desde que você não esteja correndo em uma chuva quase congelante. Se você pode deixar de lado seu medo dos dias chuvosos, pode terminar uma corrida de primavera úmida em um estado mais consciente do que começou.
Correr na chuva pode aumentar sua confiança.
Você já reparou como o mundo inteiro fica deserto durante uma chuva (a menos que você viva no noroeste do Pacífico)? Em vez de se afastar do clima, levante-se e vá embora. Garantimos que você se sentirá mais corajoso por mergulhar em algumas milhas solo chuvosas.
Correr na chuva pode ajudá-lo a queimar mais gordura.
Se a chuva é fria o suficiente para que seu corpo trabalhe para se aquecer, você acaba aumentando sua taxa metabólica após um período de adaptação e, portanto, queima mais gordura durante o exercício.
Como se vestir para correr na chuva?
Nenhuma roupa de corrida vai mantê-lo completamente seco na chuva, então você deve se molhar. Mas uma das peças mais importantes para correr em um aguaceiro é um chapéu simples com uma nota.
Qualquer chapéu de corrida ou boné de beisebol funcionará, mas verifique se ele tem uma conta que se estende sobre o seu rosto. A conta protegerá seus olhos da chuva, para que você não precise limpar constantemente a água do seu rosto.
Se você estiver tomando banho, pense também no tecido que está vestindo. Tente evitar camisetas e meias de algodão, porque elas agem como esponjas na chuva, absorvendo água e grudando na pele. Mesmo em dias ensolarados, o algodão não seca tão rápido quanto as fibras sintéticas, e o algodão úmido pode causar irritações.
Outra dica para correr na chuva é escolher roupas adequadas ao formato. Camisetas e shorts folgados grudam na sua pele quando se molham, o que pode rapidamente se tornar irritante. No entanto, as blusas justas já estão mais próximas da pele, para que não pareçam grudentas. Muitos corredores colocam uma jaqueta de corrida resistente à água em cima da camisa para derramar a chuva. Se você usar uma jaqueta, procure uma jaqueta específica de corrida que seja respirável, como a jaqueta Brooks Canopy ou a jaqueta Craft Repel . Jaquetas que não respiram bem podem mantê-lo seco da chuva, mas vão engarrafar suor e deixá-lo sentindo-se úmido. Se estiver quente o suficiente lá fora, considere abraçar a chuva e ficar sem jaqueta.
Sua escolha de tênis de corrida é tão importante quanto as roupas que você veste. Aqui estão nossas dicas para usar tênis de corrida na chuva:
- Não use seus sapatos favoritos. Seus tênis de corrida ficarão encharcados. Se você puder evitá-lo, troque seu par favorito por um conjunto secundário para evitar saturar os que você executa na maioria dos dias.
- Seque bem os sapatos molhados. É importante secar completamente os tênis de corrida depois que eles se molharem. Deixar os sapatos úmidos reduzirá a vida útil deles e fará com que fede.
- Encha-os com jornal. Uma dica profissional para sapatos molhados. Amasse um jornal ou outro papel leve e coloque-o nos sapatos molhados. O papel absorverá o excesso de água nos sapatos, diminuindo o tempo de secagem e mantendo-os sem funk.
Algumas marcas fabricam seu sapato favorito em uma versão à prova d’água para seus treinos chuvosos. Os sapatos incluem uma membrana impermeável e respirável que mantém a água fora, mas permite que o vapor de água escape do suor. Sapatos como o Nike Air Zoom Pegasus 36 Shield ou o On Cloudflyer Waterproof podem ajudar a manter os pés secos, enquanto alguns tênis de corrida têm uma malha mais apertada que repele a chuva e a sola mais aderente para proporcionar melhor tração em superfícies molhadas.